Ir al contenido principal

10 dicas para sua viagem a San Pedro de Atacama

 


¿Quais as 10 dicas para sua viagem a San Pedro de Atacama? aqui nós te contamos

San Pedro de Atacama (conhecido no Brasil como Atacama)  é um dos principais destinos turísticos do Chile e durante todo o ano recebe visitantes de todo o mundo, nacionais e estrangeiros, seja para passar alguns dias na cidade, já que pode servir de base para excursões por alguns horas ou durante o dia em seus arredores, bem como sair por 3 ou 4 dias em direção ao Salar de Uyuni na Bolívia.

Por isso deixaremos neste post, as 10 dicas para que sua viagem a San Pedro de Atacama seja a melhor possível e sem grandes contratempos.

✅ A primeira das 10 dicas para sua viagem a San Pedro de Atacama tem a ver com como chegar lá. Talvez a maneira mais fácil seja pegar um avião até o aeroporto mais próximo que é Calama, a cerca de 100 km de San Pedro de Atacama, e de lá um traslado até sua acomodação em San Pedro, como falamos em um post recente do blog.

Se você quiser chegar a San Pedro de Atacama de ônibus, leve em consideração que a maioria dos ônibus de longa distância (exceto os que vêm de Arica ou Argentina) chegam a Calama (empresas que possuem escritórios próximos ao Mercado Modelo) e de lá você deve pegar outro ônibus que o deixará no pequeno Terminal Rodoviário de San Pedro de Atacama, que fica a poucos passos do centro.

Você pode ler mais informações sobre como chegar a San Pedro de Atacama aqui 

✅ A segunda dica tem a ver com hospedagem. Existe uma grande oferta de hotéis, pousadas e albergues em San Pedro de Atacama. Um hostel custa entre 10 a 15 dólares por cama por noite e um quarto duplo custa entre 35 a 40 dólares por noite.

Lembre-se que no Chile os estrangeiros (apresentando passaporte ou certificado de entrada no país se entraram com documento de identificação) não pagam IVA de 19% se pagarem em dólares ou com cartão de crédito ou débito.

Dica 👉Aqui deixamos um link com uma lista de acomodações em San Pedro de Atacama

✅ A terceira dica tem a ver com excursões, tanto as que você faz durante o dia ao Vale da Lua ou aos Gêiseres do Tatio, quanto as que vão a Uyuni por vários dias.

Em primeiro lugar, recomendamos 2 coisas: que você cite os preços, pois existem valores diferentes que cada agência oferece (e às vezes a diferença pode chegar a 20 ou 30%) em excursões cujo preço médio começa em cerca de 35.000 CLP e em seguida, o Google vai à agência para ver sua reputação e opiniões sobre ela.

Pôr do sol em San Pedro de Atacama, Chile

✅ A quarta dica está relacionada à troca de dinheiro em San Pedro de Atacama. Muitas casas de câmbio ficam na rua Toconao, quase na esquina da Caracoles. Assim como as agências de viagens, cote primeiro antes de alterar, pois a cotação pode mudar muito, principalmente com as moedas latino-americanas (sol, real, peso boliviano ou argentino), o euro e a libra esterlina. Embora muitas agências de viagens também aceitem pagamentos com PIX sem maiores problemas.

✅ A quinta dica sobre San Pedro de Atacama está ligada a onde almoçar ou jantar. Na rua principal, Caracoles (onde a ação acontece em San Pedro) há muitos restaurantes, mas recomendamos que se você quiser comer no centro a um preço razoável, uma opção é no restaurante Sol Inti (rua Tocopilla 130). que tem cardápio ao meio-dia e outro à noite com fartas porções, com preços a partir de 7000 CLP por pessoa.

Uma segunda alternativa é Picá del Indio (Calle Tocopilla n° 418) mas os pratos servidos são menos abundantes. Uma terceira alternativa é experimentar no almoço os "porotos con rienda", um prato popular chileno (a partir de 3.000 CLP) de Las Delicias de Carmen (rua Calama n° 370).

✅ Uma sexta dica sobre alimentação tem a ver se você quer almoçar ou tomar café da manhã (atenção, eles abrem depois das 9h30) estão nas cozinhas, localmente chamadas de “carritos”, que ficam na lateral do campo de futebol sintético , para rua Licancabur. Você encontrará sanduíches e comida chilena, peruana e boliviana a preços padronizados aos do Chile, ou seja, bem mais caros que no Peru, Bolívia e Argentina. O Restaurante Tara é especialmente recomendado, com porções de tamanhos obscenos, alta qualidade e bom preço (menu a partir de 7000 CLP)

Rua Caracoles, San Pedro de Atacama

✅ Uma sétima dica sobre San Pedro de Atacama tem a ver com onde comprar comida caso você queira economizar e não ir a restaurantes, além de poder comprar água, pão, cerveja, vinho, chocolates, biscoitos, bebidas diversas e itens de higiene pessoal. Aqui recomendamos que você compre no Supermercado San Vicente, localizado na rua Caracoles n°400 em direção ao Terminal Rodoviário. Preços padrão para o que é o Chile. As pequenas lojas na mesma Calle Camarones são muito mais caras.

✅ A oitava dica está ligada a bancos, caixas eletrônicos e transferências de dinheiro. Existe uma agência do Banco BCI, localizada na Rua Caracoles, 101, esquina com Vilama. Possui caixas eletrônicos 24 horas por dia. Em San Pedro de Atacama NÃO existe agência do Banco Estado, mas existem caixas eletrônicos do mesmo, localizados na rua Gustavo Le Paige, de um lado da praça e ao lado do escritório dos Correos Chile. Lembre-se de que os caixas eletrônicos no Chile entregam apenas pesos chilenos. Caso precise receber dinheiro, existe uma agência Western Union que funciona na agência Chile Express, na Rua Toconao 510. Recomenda-se que você vá de manhã, logo pela manhã.

✅ Uma nona dica tem a ver com o meio de transporte dentro de San Pedro de Atacama. Não há transporte público no raio urbano nem funcionam aplicativos como Uber, Cabify ou outros. Há um ou outro táxi, para o qual você deve ligar com antecedência. Você pode obter os números no seu alojamento ou no posto de turismo que funciona em um dos lados da praça.

✅ A décima dica para sua viagem a San Pedro de Atacama tem a ver com a altitude. San Pedro está a cerca de 3.159 metros acima do nível do mar, o que pode ser um tanto complexo para quem não está acostumado com a altitude, podendo sofrer do chamado mal da altitude, localmente chamado "Puna" ou "aunarse".

Nestes casos, recomendamos algumas dicas de saúde: não fumar por algum tempo (antes e durante a estadia), não fazer atividade física forte nos primeiros dias e ir devagar, ou seja, sem pressa, além de beber bastante. de fluidos.

Alguma outra sugestão para quem vai a San Pedro de Atacama? Deixamos suas dicas nos comentários



Comentarios